Material: Um tabuleiro 8x8 xadrez ( preto e branco), contendo nos
quadrados pretos os números ( 0, 1, 2, 4 e 8) e nos quadrados brancos as
quatro operações ( Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão).
Um baralho com vários números (
0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8).
24 marcadores enumerados (0, 1,
2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11), sendo 12 de uma cor e 12 de outra cor para a
marcação dos pontos.
Indicações: Ensino fundamental II.
Conteúdo: Operações fundamentais e raciocínio lógico.
Objetivo: Ganha o jogo quem conseguir retirar todos as “pedras”
(marcadores) do(s) adversário(s).
Introdução: O Jogo Dama Matemática representa uma forma lúdica de
trabalhar expressões numéricas e o raciocínio lógico utilizando as quatro operações
matemáticas. Pode ser jogado de maneira individual (jogador x jogador) ou em dupla (dupla x
dupla).
Antes de começar o jogo cada
jogador ou dupla organizará suas “pedras” como queiram deixando as duas
fileiras centrais vazias. Na sua vez o jogador retira uma carta do baralho que
estará com os números escondidos, ou seja voltados para a baixo e escolhendo
uma de suas “pedras” que estiverem à frente, fará o seguinte processo de
operação:
(“Pedra”)
operação á sua volta ( Carta do
baralho) = ( Qualquer número que estiver
em uma das diagonais da “pedra” escolhida).
Modo de jogar: Por
exemplo: O jogador virou a carta com o número 4 e escolheu sua “pedra” de número 6 que tem à sua volta as operações ( +, - e ÷
). Olhando para o tabuleiro ele nota que nas diagonais da sua “pedra” escolhida
as supostas respostas para o seu futuro cálculo são os números (5, 9, 6, 10, 4
e 11), que são as “pedras” do adversário, além disso ele encontra á sua frente nas
mesmas diagonais quadrados pretos sem pedras com os números (2 e 8). Neste caso
o jogador ou dupla tem as seguintes opções para calcular: 6
(sua “pedra”) – 4 (carta do baralho)
= 2 que corresponde ao quadrado preto sem “pedra”, ou ainda, 6 ( sua “pedra”) + 4 ( carta do baralho) = 10, que corresponde a “pedra” do(s)
adversário(s). Esta com certeza será a melhor opção, pois obtendo o valor da
“pedra” adversária essa “pedra” sai do jogo, semelhante ao jogo de Dama e o
lugar em que ela estava passará a ser ocupado pela “pedra” escolhida 6.
Regras:
·
As “pedras” só poderão andar pelas diagonais e
somente quando encontrarem nelas a resposta para o seu cálculo.
·
As “pedras” nunca podem andar para trás,
portanto a operação que estiver atrás da “pedra” também não poderá ser
utilizada.
·
Enquanto o jogador ou dupla conseguirem
encontrar uma resposta para o seus cálculos em uma das diagonais da “pedra”
escolhida ele(s) continuam jogando. Não encontrando uma resposta a vez passa a
ser do adversário.
·
Ao conseguir chegar com sua “pedra” na primeira
fileira do(s) adversário(s), o jogador ou dupla ganhará uma Dama (colocará uma
“pedra” em baixo de sua “pedra”), esta lhe permitirá voltar pelas diagonais e
portanto poderá também se utilizar das quatro operações à sua volta.
·
Se acaso o jogador ou dupla tiver passado a vez
e o(s) adversário(s) notarem que este(s) poderiam ter realizado uma operação
com determinada “pedra”, o(s) adversário(s) poderão retirar “assoprar” essa
“pedra” do jogador ou dupla.
·
Ganha o jogo quem tirar “comer” todas as
“pedras” do adversário.
Tabuleiro do Jogo:
Peças do Jogo:
Autores:
Carlos Eduardo Villalobo
Edvaldo Sousa Bueno
muito legal, mas as cartas do baralho tiradas deverão ser descartadas ou recolocadas no monte!?
ResponderExcluirÓtimo, parabéns!
ResponderExcluirpor que qui merda essa coisa feia
Excluirque orrevel
ResponderExcluirVai toma no teu cu e vê se aprende português também
ExcluirÉ Horrível também o seu Português!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirQuero o vídeo do jogo, alguém manfa o link
ResponderExcluirQuero o vídeo do jogo Damática, alguém por favor me envia o link, pq não consigo ver aqui.
ResponderExcluirParabéns pelo jogo! Além de ele trabalhar a tabuada também combina diversão em meio ao aprendizado.
ResponderExcluir