Autores:
Ana Carolina Martins Silva
Carlos Eduardo Villalobo
Edvaldo Sousa Bueno
Gisele A. Campos
Joice Daiane Oliveira
Kathe dos Passos
Material:
Um tabuleiro quadrado 7x7.
Três dados iguais e um dado com as operações (adição, subtração, multiplicação, divisão,
multiplicação por 7 e divisão por 7).
10 marcadores de uma cor e 10 de outra cor para a marcação dos pontos.
12 fichas com números de 1 a 6 (duas fichas de cada número).
Indicações: Ensino Médio.
Conteúdo: Operações fundamentais e raciocínio lógico.
Objetivo: Ganha o jogo quem conseguir completar uma seqüência de sete pontos interligados
através de vértices, aresta, linha na vertical, horizontal, diagonal ou ainda o primeiro jogador ou
dupla que conseguir atingir 49 pontos em uma só jogada.
Introdução: O Jogo do Sete representa uma forma lúdica de trabalhar expressões numéricas
utilizando as quatro operações matemáticas. Pode ser jogado de maneira individual (jogador x
jogador) ou em dupla (dupla x dupla). Na sua vez o jogador lança três dados iguais para saber
quais números serão usados em suas expressões, depois lança o dado das operações para saber
qual operação que obrigatoriamente terá que utilizar em uma de suas contas. O resultado final da
operação pode ser de zero a treze, sendo que: resultados de 1 a 6 não marcam pontos,
obrigando-o a passar a vez. Os resultados de sete a treze, resultam em um ponto, porém se o
mesmo for superior a sete será adotada uma ficha de sobra do número correspondente, esta ficha
poderá ser utilizada nas próximas jogadas por qualquer jogador ou dupla para atingir o número 14
no resultado de sua operação e marcar 2 pontos.
Regras:
O 7 é o número do jogo, então:
• Resultados iguais a 7 equivalem a um ponto;
• Ganha o jogo quem marcar 7 pontos no tabuleiro;
• Quem elaborar uma operação, cujo resultado seja 49 ganha a partida a qualquer momento.
• O jogador ou dupla que não conseguir formular nenhuma equação poderá passar a vez, mas cuidado,
o limite são 7 vezes, o jogador que exceder esse limite perderá todos os pontos.
Atenção: as operações da jogada não poderão ser repetidas
1. Cada jogador deverá jogar um dado para ver quem começa o jogo. Começa o jogador que tirar o
número maior.
Na sua vez o jogador jogará simultaneamente três dados iguais para ver quais números serão
utilizados e posteriormente o dado das operações que indicará uma operação obrigatória e outra
diferente, a sua escolha.
Por exemplo: Se o jogador tirar os valores: 4, 3 e 5; e posteriormente tirar a subtração no dado de
operações, ele terá que utilizar em sua expressão obrigatoriamente a subtração em uma das
operações, ou seja ele poderia montar a expressão (4x3)-5.
2. Se o resultado da expressão for exatamente 7 (como no exemplo dado), o jogador ou dupla marca 1
ponto e poderá colocar preencher um dos espaços do tabuleiro.
3. Caso o resultado ultrapasse o número 7 (sendo superior ou igual a 13), as fichas de resto entrarão
no jogo, por exemplo: 6+6-4 = 8. Poderia ser utilizada uma ficha de resto de valor 1, desta maneira
o jogador ou dupla pontuaria,porém uma ficha de resto neste valor entrará no jogo e poderá ser
utilizada em qualquer rodada.
As sobras só poderão ser somadas para totalizar o número 14, que resultará em dois pontos.
4. Os cálculos e as sobras devem ser anotados pelo seu adversário nas fichas correspondentes e vice
versa.
5. Caso o resultado da expressão seja menor do que 7 ou maior que 13 o jogador não pontuará e
passará a vez para o adversário. Lembre-se: o jogador poderá passar no máximo 7 vezes,
excedendo esse limite perderá todos os pontos e começará a pontuar do zero.
6. Se o jogador desistir de formular uma operação ou caso a operação não dê um número natural o
adversário pontuará podendo preencher o espaço com a ficha da sua cor.
7. Ganhadores: Ganha o jogo quem conseguir completar uma seqüência de sete pontos interligados
através de vértices, aresta, linha na vertical, horizontal, diagonal.
8. Jogada de Mestre: o jogo pode também ser vencido a qualquer momento por quem conseguir
formular uma operação cujo resultado seja exatamente 49.
Por exemplo: 5-1+3(x7) = 49.
Questionamentos:
1) Quais as possibilidades de tirar 49 pontos?
2) Qual a operação mais almejada? E a menos almejada?
3) Suponha que você tirou os números 1, 1 e 2 e a operação dividir por sete, o que poderia ser
feito para não dar fração? Essa seria a melhor jogada de acordo com as regras?
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