Daniela E. M. Machado,
Fernanda Ap. da Silva
Rafaela Fernandes da Silva
Renan M. Vasconcelos
Rodolfo Nogueira Ydehara
Material utilizado:
• Cartas de papel numeradas de -7
a 7 (duas de cada);
• Objeto que determinará qual
jogador poderá falar o resultado primeiro.
Regras do jogo:
• Dentro do grupo um juiz é
escolhido através de sorteio (nos dados, por exemplo);
• O juiz deve embaralhar as
cartas numeradas e distribuir uma a cada jogador;
• Os jogadores deverão segurar
suas cartas viradas de frente para os adversários. Portanto
cada jogador não pode ver sua
própria carta, mas somente as cartas dos oponentes;
• Após a distribuição o juiz deve
operar os valores utilizando as operações básicas (adição,
subtração, multiplicação e
divisão) escolhidas aleatoriamente pelo próprio;
• Após operar os valores, deve
ser dito aos jogadores as operações realizadas e o resultado
final sem mencionar os valores
das cartas. Exemplo: a carta do jogador 1 mais a carta do
jogador 2 vezes a carta do
jogador 3 é igual a 9;
• Vence o jogador que descobrir
primeiro o valor de sua própria carta;
• Porém para que o jogador possa
falar o resultado ele deve pegar, antes dos adversários,
um objeto qualquer determinado
pelo juiz antes do início do jogo, e que deve ficar
localizado no centro da mesa de
jogo.
• Quem acerta o número ganha um
ponto, e ganha quem chegar primeiro em 10 pontos.
Observações e dicas:
• Para que todos possam jogar, o
papel de juiz pode - e deve - ser trocado durante as
rodadas;
• Para que facilite os cálculos
os jogadores - inclusive o juiz - devem utilizar papel e lápis
para registrar as operações
realizadas;
• Para que o jogo fique mais
dinâmico e instigante é interessante que seja jogado por 4 ou
mais pessoas/alunos;
• O juiz deve tomar cuidado com a
carta "0" (zero) para que não cometa injustiça nas
operações;
• A regra de pontuação pode ser
modificada de acordo com os participantes.
Questionamentos:
1. Qual seria a maneira mais
rápida de se calcular o número desconhecido? A técnica
utilizada pelos jogadores é a
mais adequada?
2. Imagine a seguinte situação de
jogo:
Quatro jogadores além do juiz
estão com as seguinte cartas: -4, -5, -7 e 3. Quais
operações o juiz poderá utilizar
para que o resultado dê inteiro? E para que dê um
resultado natural?
3. Se, em vez de uma carta, cada
jogador pegasse duas, seria possível determinar qual o
valor exato de cada uma delas?
Baseado no jogo "Atrás da
orelha" disponível em:
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