quinta-feira, 10 de maio de 2012
Corrida Maluca
SÉRIES:
6ª e 7ª séries
OBJETIVO:
Levar o aluno
a calcular o valor numérico ou desconhecido através do jogo de dados.
REGRAS:
1. Formar grupos de 4 pessoas;
2. O 1º elemento do grupo joga
o dado, o número que sair é o valor da variável x;
3. Substituir o valor de x e
resolver a operação indicada;
4. Caminhar tantas casas,
quanto for o resultado;
5. Se o resultado for um número
negativo, voltar as casas de acordo com o resultado;
6. Seguem-se os demais
jogadores.
OBS: a 1ª jogada é só para colocar os jogadores nas
linhas correspondentes e a partir da 2ª jogada se efetuam os cálculos.
TABULEIRO:
segunda-feira, 7 de maio de 2012
Parabéns a Matemática
Dia Nacional da Matemática
06 de Maio
|
O dia foi criado pela
Sociedade Brasileira de Educação Matemática — a SBEM —, e posteriormente
reafirmada com lei aprovada pelo Congresso Nacional em 2004, de autoria da
então Deputada Prof.ª Raquel Teixeira. A escolha dessa data é uma homenagem ao
nascimento de Malba Tahan, pseudônimo de Júlio César de Mello e Souza.
Mas, afinal, quem foi
MALBA TAHAN?
Natural do Rio de
Janeiro, filho de professores, nascido em 6 de maio de 1895 e falecido em 18 de
junho de 1974, aos 79 anos (Recife). Enquanto Professor Primário lecionou desde
os 18 anos em escolas particulares, oficiais e profissionais – destaque para o
Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro. Formou-se Engenheiro (apesar do desejo do
pai de que fosse militar) chegando ao Magistério Superior, tendo sido Professor
Catedrático e Emérito. Seguiu pela carreira literária e em 1918, desejando
publicar seus contos num jornal carioca, usou o pseudônimo de “Slady”. Em 1925,
cria aquele que virá a ser um dos mais famosos nomes da Literatura Brasileira:
el – hadij xerife Ali lezid Izz – Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan (Crente de
Allah e de seu santo profeta Maomé) que, apesar do notável conhecimento sobre o
Oriente, não viajou para além da Argentina e Portugal. Em 1932, lança a mais
conhecida de suas obras, “O Homem que Calculava” traduzido para o espanhol,
inglês, alemão, italiano e esloveno. Em seus 50 anos de atividade literária
publicou 120 livros, dos quais 51 referentes à Matemática. Malba Tahan desenvolveu
uma pedagogia modelo em Matemática. Baseado em atividades lúdicas e
imaginativas, sobretudo por meio de personagens “árabes”, popularizou e tornou
recreativa a Matemática – que era considerada privilégio de poucos. Educador à
frente de seu tempo, era contra o ensino exclusivamente teórico e expositivo.
Escrito por: Prof.ª Ms. Keli C. Conti
Adaptado de: http://www.seed.pr.gov.br/portals/portal/dia_matematica.pdfdomingo, 6 de maio de 2012
Operando com Frações
Material: Jogo de Dominó (sem as peças com
"zero")
Objetivo: Operar com frações representadas pelo
dominó na posição vertical, resultando em valores específicos.
Exemplo:
Com três dominós, considerados como
frações, obter uma soma igual a 5.
Retirado de http://prope.unesp.br/xxi_cic/27_37606495807.pdf
O jogo dos sete produtos
Material: Jogo de Dominó
Objetivo: Construir, empregando as peças de dominó, sem repetir, sete
multiplicações, cada uma com quatro dominós de fatores dados por uma unidade,
tendo por produto uma milhar.
Disposição das peças
Exemplo:
Problema de Boris Anastasevich Kordenski (1907) retirado de http://prope.unesp.br/xxi_cic/27_37606495807.pdf
Assinar:
Postagens (Atom)