sábado, 5 de maio de 2012

Jogo MATIX



 Alunos:
Diego Souza de Oliveira
Dulcilene Gonçalves de Souza
Jessica Guimarães Gomes Ianelli
Karla Fernanda Ramos da Silva
Rogério Sales Santos
Fernanda Silva Felix


   O cálculo com expressões numéricas que envolvem números inteiros é explorado neste
jogo, possibilitando que os alunos aprendam a soma algébrica de números inteiros e desenvolvam
o cálculo mental.
   Organização da classe: de dois a quatro alunos; no caso de serem quatro alunos, o jogo será de
dupla contra dupla.
    Recursos necessários: para cada grupo, é necessário um tabuleiro quadrado com 64 casas e 64
cartas com os números inteiros escritos abaixo e nas quantidades indicadas.


    Este não é um jogo de sorte, mas sim de estratégia, uma vez que as decisões de cada jogador
têm muita interferência sobre quem vencerá e quem perderá a partida.

Objetivo do jogo
Ir retirando as peças do tabuleiro uma a uma, saindo vencedor o jogador que
conseguir o maior número de pontos.

Problematização
As problematizações mais interessantes a discussão de resultados de jogadas,
visando a que os alunos reflitam sobre a soma algébrica de números inteiros.

Questionamentos:
1- Análise da situação de uma partida de Matix:
a) quem ganhou o jogo?
b) Qual foi a diferença de pontos entre os dois jogadores (ou dupla jogadora).
2- É possível ainda falar das diversas maneiras de registrar as adições envolvendo números
positivos e negativos.
3- Dependendo da maneira que foi registrado por alguns alunos, o professor deve enfatizar a
importância de colocar os parênteses separando os sinais das parcelas, que podem ser
negativas ou positivas, do sinal + colocado entre elas que indica a operação de adição.
4- Após a jogada o professor pode propor aos alunos que escrevam dicas para um jogador ter
bons resultados. Esse texto de dicas mostra como os alunos hipotetizaram suas jogadas,
fizeram escolhas e quais problemas que resolveram através do jogo. Ele auxilia os alunos a
terem a maior clareza das estratégias vencedoras e de como fazer para planejar e executar
jogadas.

Fonte:
SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; MILANI, Estela. Série Cadernos do Mathema (jogo
de matemática de 6° a 9° ano) – Porto Alegre: Artmed, 2007.

Apresentação:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário