terça-feira, 15 de maio de 2012

Jogo "Dama Matemática"


Material: Um tabuleiro 8x8 xadrez ( preto e branco), contendo nos quadrados pretos os números                        ( 0, 1, 2, 4 e 8) e nos quadrados brancos as quatro operações ( Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão).
Um baralho com vários números ( 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8).
24 marcadores enumerados (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10 e 11), sendo 12 de uma cor e 12 de outra cor para a marcação dos pontos. 

Indicações: Ensino fundamental II.

Conteúdo: Operações fundamentais e raciocínio lógico.

Objetivo: Ganha o jogo quem conseguir retirar todos as “pedras” (marcadores) do(s) adversário(s).

Introdução: O Jogo Dama Matemática representa uma forma lúdica de trabalhar expressões numéricas e o raciocínio lógico utilizando as quatro operações matemáticas. Pode ser jogado de maneira individual    (jogador x jogador) ou em dupla (dupla x dupla).
Antes de começar o jogo cada jogador ou dupla organizará suas “pedras” como queiram deixando as duas fileiras centrais vazias. Na sua vez o jogador retira uma carta do baralho que estará com os números escondidos, ou seja voltados para a baixo e escolhendo uma de suas “pedras” que estiverem à frente, fará o seguinte processo de operação:
 (“Pedra”) operação á sua volta ( Carta do baralho) =  ( Qualquer número que estiver em uma das diagonais da “pedra” escolhida).

Modo de jogar: Por exemplo: O jogador virou a carta com o número 4 e escolheu sua “pedra” de número 6 que tem à sua volta as operações ( +, - e ÷ ). Olhando para o tabuleiro ele nota que nas diagonais da sua “pedra” escolhida as supostas respostas para o seu futuro cálculo são os números (5, 9, 6, 10, 4 e 11), que são as “pedras” do adversário, além disso ele encontra á sua frente nas mesmas diagonais quadrados pretos sem pedras com os números (2 e 8). Neste caso o jogador ou dupla tem as seguintes opções para calcular:  6 (sua “pedra”) – 4 (carta do baralho) = 2 que corresponde ao quadrado preto sem “pedra”, ou ainda, 6 ( sua “pedra”) + 4 ( carta do baralho) = 10, que corresponde a “pedra” do(s) adversário(s). Esta com certeza será a melhor opção, pois obtendo o valor da “pedra” adversária essa “pedra” sai do jogo, semelhante ao jogo de Dama e o lugar em que ela estava passará a ser ocupado pela “pedra” escolhida 6.

Regras:
·         As “pedras” só poderão andar pelas diagonais e somente quando encontrarem nelas a resposta para o seu cálculo.
·         As “pedras” nunca podem andar para trás, portanto a operação que estiver atrás da “pedra” também não poderá ser utilizada.
·         Enquanto o jogador ou dupla conseguirem encontrar uma resposta para o seus cálculos em uma das diagonais da “pedra” escolhida ele(s) continuam jogando. Não encontrando uma resposta a vez passa a ser do adversário.
·         Ao conseguir chegar com sua “pedra” na primeira fileira do(s) adversário(s), o jogador ou dupla ganhará uma Dama (colocará uma “pedra” em baixo de sua “pedra”), esta lhe permitirá voltar pelas diagonais e portanto poderá também se utilizar das quatro operações à sua volta.
·         Se acaso o jogador ou dupla tiver passado a vez e o(s) adversário(s) notarem que este(s) poderiam ter realizado uma operação com determinada “pedra”, o(s) adversário(s) poderão retirar “assoprar” essa “pedra” do jogador ou dupla.
·         Ganha o jogo quem tirar “comer” todas as “pedras” do adversário.

Tabuleiro do Jogo:



Peças do Jogo:


Autores:
Carlos Eduardo Villalobo
Edvaldo Sousa Bueno

10 comentários:

  1. muito legal, mas as cartas do baralho tiradas deverão ser descartadas ou recolocadas no monte!?

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Vai toma no teu cu e vê se aprende português também

      Excluir
  3. Quero o vídeo do jogo, alguém manfa o link

    ResponderExcluir
  4. Quero o vídeo do jogo Damática, alguém por favor me envia o link, pq não consigo ver aqui.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo jogo! Além de ele trabalhar a tabuada também combina diversão em meio ao aprendizado.

    ResponderExcluir