"TEMA: A formação do Professor de Matemática na Contemporaneidade: Desafios e Possibilidades
De 07/05/2012 a 09/05/2012
Objetivo:
Discutir
as principais pesquisas realizadas quanto a formação do professor de
Matemática na contemporaneidade, favorecendo o processo de construção da
identidade docente quanto os aspectos sociais, políticos, pedagógicos e
culturais presentes nesse território.
Importância:
Contribuir
para a formação do professor de Matemática da região Oeste, atendendo
os desafios da Educação na contemporaneidade através da troca de
experiências das práticas inovadoras que estão sendo implementadas na
Educação Matemática.
Histórico:
A
idéia surgiu com a criação do curso de Licenciatura em Matemática,
sendo que a I Jornada em Educação Matemática foi realizada em maio de
2005, junto à comunidade, com a participação dos professores de
matemática da UNEB e professores do ensino fundamental e médio e também a
participação de estudantes do ensino médio, quando ainda a primeira
turma do curso de matemática ainda não tinha chegado, uma vez que o
vestibular para o curso de licenciatura em matemática (Campus IX – UNEB)
foi realizado no final do ano 2004 para entrada dos calouros no segundo
semestres de 2005. Esta primeira Jornada teve uma grande participação
dos profissionais da área tanto de Barreiras como das cidades vizinhas,
dando grande incentivo para a realização da II jornada de Educação
Matemática que foi realizada no período de 05 a 08 de junho de 2006 com a
participação dos alunos do curso de licenciatura em matemática da UNEB
juntamente com os profissionais da educação matemática de outras
instituições de Barreiras e região. Neste evento foi criada a regional
da Sociedade de Educação Matemática (SBEM), regional de Barreiras e Luis
Eduardo Magalhães com a participação dos professores da educação
matemática.
A
III Jornada de Educação Matemática foi realizada de 06 a 08 de maio de
2008 teve como objetivo comemorar o dia nacional da Matemática, (6 de
maio) e oportunizar o
aperfeiçoamento profissional e a troca de experiências entre aqueles que
labutam no ensino de matemática na educação básica (ensino infantil,
fundamental e médio), educação tecnológica (cursos técnicos) e superior,
servindo, também, como oportunidade para reflexões a respeito da
prática e dos objetivos da Matemática. Foram ministrados mini-cursos,
oficinas, comunicações científicas e mesa-redonda.
Sendo
a IV Jornada de Educação Matemática realizada no período de 05 a 07 de
maio de 2009 com o tema de inclusão matemática, onde teve a participação
de professores de outras universidades e da comunidade e região, com a
realização de palestras, mini-cursos, oficinas e mesa redonda para
discussão da temática proposta.
Em
2010 aconteceu a V Jornada, que teve como tema: Matemática e
Interdisciplinaridade. Teve a participação de acadêmicos do curso de
Pedagogia e Matemática da Universidade do Estado da Bahia, e dos alunos
de Matemática do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e da Universidade do
Estado da Bahia (UFBA), além de professores da rede particular e pública
de Ensino Fundamental e Médio".
Nenhum comentário:
Postar um comentário